Descrição enviada pela equipe de projeto. Encargo
O encargo consistia na construção de um refúgio para um grupo familiar que abrigasse duas grandes zonas. Na primeira, o espaço entorno ao fogo e a cozinha, que se constituiria como um módulo sem divisões no qual estaria a chaminé, a cozinha à lenha e a sala de jogos. E no segundo, um módulo onde estariam os dormitórios e os banheiros.
Deste encargo o projeto postulou o seguinte jogo de regras:
Lugar
O projeto está localizado nos bosques da cordilheira dos Andes, em um lugar denominado "el Buchén" (bosque de carvalhos), na região de Maule, Chile. Um lugar de árvores milenares e de difícil acesso.
Por causa disso a obra se localiza em uma clareira do bosque com o objetivo de evitar a interferência com as árvores pré existentes, elemento que dimensionará o projeto definindo o comprimento, largura e altura do volume.
Habitabilidade
Do encargo de cosntruir um galpão surge o problema de como habitá-lo, entendendo que este se surge como um só espaço sem divisões, se proprõe à cronstrução de espaços diferenciados através de volumes menores que contenham os diversos requerimentos do programa, os que, por sua vez, sejam capazes de diferenciar as distintas temperaturas necessárias para habita-los, conseguindo espaços climaticamente controlados e diferenciados entre si.
Isto ousou como ordem três tipos de espaços
Espaço saguão, mediador entre exterior/interior, se propõe como o espaço mediador entre espaços temperados e a intempérie, o qual pode ser usado como terraço no verão abrindo seus portões e permitindo a ventilação cruzada, como também, pode ser usado como saguão no inverno, comportando-se como a primeira barreira de controle climático.
Espaço comum, living/sala de jantar/cozinha, o qual aproveita toda a altura da construção, estabelecendo-se como um lugar de temperatura média.
Espaço privado, dormitórios e banheiros. de baixa altura e aberturas controladas segundo suas orientações, de modo a obter espaço de conforto térmico.
Forma/Galpões
O estudo de formas surgiu da observação de galpões de madeireiras da zona, os quais ousam como resultado, o seguinte jogo de regras:
A ideia de trabalhar com volumetrias fechadas, sem beiradas e com aberturas controladas, onde primeiro se constrói a cobertura para proteger-se do clima e logo se constrói o interior.
Uma forma dentro da outra
Como resultado da construção da cobertura como primeira ação, surgiu a ideia de organizar o programa através de volumes de menor escala dentro do volume geral, para isso optou-se por construir dois galpões menores dentro do galpão maior, os quais agruparão por um lado os dormitórios e por outro a zona de banheiros. estes se diferenciam na materialidade como também na cor em relação ao resto da construção.